top of page



Trólebus & Veículos Elétricos Brasileiros
Fabricantes: CAIO Induscar


 

Em 2003 a CAIO lança o modelo Millennium II, voltado para o segmento top da linha de urbanos, ocupado pelos carros de grande capacidade – padron, low entry, low floor, articulado e biarticulado –, sempre com motor central ou traseiro (os modelos Apache S21 e Vip continuavam em linha).

 

Em 2004 a CAIO forneceu para o próprio Grupo Ruas 30 biarticulados especiais para operação nos corredores segregados de São Paulo, modelo ao qual deu o nome Topbus. Com 27 m de comprimento, oito portas e capacidade para 180 passageiros, foram construídos sobre chassis Volvo B12M com volante central; o painel era semicircular, em torno do motorista, equipado com computador de bordo.

No início de 2005 a CAIO foi escolhida para o fornecimento de 530 carrocerias para o Chile, como parte de uma concorrência para a compra de 1667 veículos, a maioria sobre chassis articulados Volvo low floor. Para atender à encomenda a empresa procedeu a algumas alterações na carroceria Millennium, dando o nome Mondego ao novo veículo (projetado para o Chile, pouco depois o Mondego foi também disponibilizado para o mercado interno). Em dezembro a empresa anunciou mais uma importante incursão no exterior – o acordo com a sul-africana Bussmark para a montagem de cerca de 1500 carrocerias/ano, a serem remetidas do Brasil sob a forma SKD. Também no fim do ano a empresa deu continuidade à renovação da sua linha, lançando novos micros rebatizados como Foz, nas versões urbana, turismo, executiva e escolar, com comprimento total entre 7,1 e 8,5 m - conforme a origem do chassi. Anunciados como os de maior largura interna da categoria, podiam comportar até quatro bagageiros laterais sob o piso, além de um traseiro. Em 2005 ocorreu a primeira renovação do arrendamento das instalações e da marca CAIO entre a massa falida e o Grupo Ruas; a partir daí a empresa passou a assumir a marca Induscar-CAIO.

O modelo urbano CAIO Millenium II.

(Acervo Jorge A. Ferreira Júnior).

Detalhe do posto de comando do modelo biarticulado urbano CAIO Topbus fornecido para a cidade de São Paulo.

(Créditos na foto).

O modelo urbano articulado CAIO Mondego exportado para o Chile.

(Acervo CAIO).

O modelo biarticulado urbano CAIO Topbus fornecido para a cidade de São Paulo.

(Acervo Jorge A. Ferreira Júnior).

Detalhe do posto de comando do modelo biarticulado urbano CAIO Topbus fornecido para a cidade de São Paulo.

(Créditos na foto).

O modelo urbano CAIO Mondego em operação na cidade do Rio de Janeiro.

(Acervo Bruno Mendonça).

Em 2006 atendendo à demanda do Setcesp a CAIO projetou o VUS – Veículo Urbano Setcesp, pequeno furgão de carga para 3,5 toneladas, construído a partir da carroceria do Piccolino sobre chassis Mercedes-Benz 710 e 915. Para a Prefeitura de São Paulo a CAIO desenvolve um ônibus urbano com piso baixo central, dotado de larga porta em posição central e com degrau de altura suficientemente reduzida para dispensar o uso de rampa ou elevador. Atendendo à nova legislação federal sobre acessibilidade o ônibus era uma opção aos low floor e low entry, que apresentam restrição de uso em algumas situações desfavoráveis de pavimento. Utilizando a nova carroceria Millennium, o ônibus foi montado sobre o moderno chassi Mercedes-Benz O 500 M (um primeiro protótipo de carroceria com piso baixo central já havia sido apresentado dois anos antes – um Apache Vip sobre chassi Agrale). No final do ano a Caio apresenta na Fetransrio o Foz Super, seu primeiro urbano médio. O estilo era o mesmo do micro Foz, com pequenas alterações: a principal delas a abertura em forma de C acima da grade; tinha quatro opções de comprimento, entre 9,5 e 11,3 m, podendo também ser fornecido nas configurações executiva e escolar.

Um novo modelo urbano da CAIO surgiu em 2007: o Apache S22. Neste ano também foi lançado o novo mini Atilis, desenvolvido em interesse mútuo com a Mercedes-Benz, exclusivamente para os chassis LO da marca (para equipar chassis dos demais fabricantes, o Piccolino continuou em linha). O Atilis foi disponibilizado em três versões de carroceria (urbano complementar, turismo e escolar) e de chassis (comprimento total de 7,0, 7,9 e 8,3 m – respectivamente modelos L7, L8 e L9). Tal como um automóvel, era oferecido em cores padrão (branco, prata e amarelo) e acompanhado de Manual de Instruções e de Manutenção. O furgão VUS, que também foi equipado com a nova carroceria, teve a capacidade de carga aumentada para 17,2 m³; além da ampla abertura traseira em duas folhas (que podiam ser substituídas por uma porta de enrolar) o carro ganhou porta corrediça na lateral direita. O Atilis furgão foi um dos Destaques do Prêmio Autodata 2007 na categoria “Veículo Comercial Leve”.

Em 2008 foi concluída a renovação da linha da CAIO com o lançamento do MiniFoz em substituição ao Piccolino e o total redesenho do urbano Apache Vip. Com comprimentos entre seis e oito metros e projetadas para utilizar qualquer tipo de chassi, as novas carrocerias comportavam grande número de aplicações, desde serviço executivo até transporte rural. Entre 2008 e 2010 a CAIO fornece três trólebus com carroceria Millennium II sobre chassis Mercedes-Benz, sendo dois para o Consórcio Metra de São Bernardo do Campo/SP e um para a Himalaia Transportes da cidade de são Paulo/SP.

Com capacidade de produção de cerca de 10 mil unidades/ano e fabricação efetiva de 6710 unidades em 2007 (23,8% do total nacional), a Induscar-CAIO chegou em 2008 como maior fabricante brasileiro de carrocerias de ônibus e há muitos anos o maior de veículos urbanos também.

O novo modelo de micro-ônibus CAIO Foz lançado no final de 2005.

(Acervo CAIO).

O modelo mini Atilis CAIO exclusivo para chassis Mercedes-Benz LO - versão furgão..

(Acervo CAIO).

O modelo urbano médio CAIO Foz Super.

(Acervo CAIO).

O modelo urbano CAIO Apache S22, lançado em 2007.

(Acervo CAIO).

O modelo CAIO Mini Foz, lançado em 2008..

(Acervo CAIO).

caio101.jpg

O modelo urbano CAIO Apache VIP com novo desenho a partir de 2008.

(Acervo CAIO).

O modelo urbano CAIO Millennium II na versão trólebus.

(Créditos na foto).

Em 2009 a Induscar tornou-se definitivamente proprietária da marca CAIO e de suas instalações industriais, arrematadas em leilão judicial. Neste ano também a empresa é destaque na categoria “Encarroçadora”, no Prêmio Autodata 2008. Na Exposição Transpúblico 2009 a CAIO apresenta o modelo midi Foz Super com novo desenho, além dos ônibus escolares VE03 e 03R do Programa "Caminhos da Escola". Por fim fornece 100 carrocerias sobre chassi biarticulado Volvo para a cidade de Santiago, no Chile.

Em 2010 a CAIO assina um contrato de fornecimento de 400 carrocerias CKD para a Volvo do México. Ainda neste ano ocorre o lançamento da carroceria Solar Foz para curtas e médias distâncias. A razão social da empresa passa a ser CAIO Induscar (10/10).

Em 2011 na Exposição Transpúblico a CAIO lança a linha Millenium III. Em 2012 o modelo urbano Apache Vip sofre uma leve reestilização, com para-choques, grades e faróis novos. Nestes dois anos a CAIO fornece também novos trólebus para a cidade de São Paulo e também para o corredor ABD na Região Metropolitana de São Paulo, conforme abaixo:

- 01 trólebus com carroceria Millennium II sobre chassi Scania K270 de três eixos (prefixo 4 1775) - cidade de São Paulo;

- 01 trólebus com carroceria Millennium II sobre chassi Scania K270 de três eixos (prefixo 5500) - corredor ABD;

- 01 trólebus com carroceria Millennium II sobre chassi Mercedes-Benz O500U (prefixo 4 1774) - protótipo - cidade de São Paulo;

- 78 trólebus com carroceria Millennium III sobre chassi Mercedes-Benz O500U (prefixos 4 1776 a 1837, 1902 a 1917)- cidade de São Paulo.

Entre 2012 e 2013 a CAIO novamente fornece novos trólebus para a cidade de São Paulo e para o corredor ABD, conforme abaixo:

- 01 trólebus articulado com carroceria Millennium III sobre chassi Mercedes-Benz O500UA (prefixo 8160) - cidade de São Paulo;

- 99 trólebus com carroceria Millennium BRT sobre chassi Scania K270 de três eixos (prefixos 4 1501 a 1590, 1592 a 1600) - cidade de São Paulo;

- 20 trólebus articulados com carroceria Millennium BRT sobre chassi Mercedes-Benz O500UA (prefixos 8161 a 8180) - corredor ABD.

Em 2013 a CAIO inicia o ano com nove modelos em catálogo, em mais de 20 variantes: urbano Apache, urbano Mondego (rígido e articulado), urbano Millennium (rígido, articulado e biarticulado), rodoviários Giro e Solar, midi Foz Super (urbano e escolar), Mini Foz, mini Attilis (urbano, escolar e carga) e micro Foz (urbano, executivo e escolar). São feitos retoques no modelo Solar Foz, com modificações no grupo ótico (com leds), espelhos, porta de acesso (agora com vigia inferior de vidro) e lanternas traseiras; o emblema Caio é deslocado para baixo e sob ele anexada faixa decorativa cromada. Ocorre ainda a completa reestilização do micro-ônibus Foz.

Entre 2013 e 2014 a CAIO fornece 10 novos trólebus para a cidade de São Paulo com carroceria Millennium BRT sobre chassi MAN-Volkswagen (prefixos 4 1601 a 1610).

Em 2014 é lançado o modelo Apache Vip VI, sendo reestilizado o modelo urbano mais vendido do país. Sua apresentação dá-se na 10ª Fetransrio.

O modelo escolar CAIO VE02R sobre chassi Mercedes-Benz para áreas de difícil acesso.

(Acervo CAIO).

O modelo urbano CAIO Mondego de piso baixo exportado para o México em regime CKD (Completely Knocked Down = o veículo exportado é enviado em kits, totalmente desmontado e montado no país de destino).

(Acervo CAIO).

O modelo CAIO Foz Super em sua primeira reestilização.

(Acervo CAIO).

O modelo rodoviário CAIO Solar com motor traseiro.

(Acervo CAIO).

1271.jpg

01

1270.jpg

02

1269.jpg

03

04

O trólebus CAIO/Scania/Eletra prefixo 5500 fabricado em 2011 para o corredor ABD - Região Metropolitana de São Paulo.

(01-02-03 Acervo CAIO / 04 Acervo Eletra).

O trólebus CAIO/Scania/Eletra de três eixos prefixo 4 1775 fornecido para o sistema de trólebus de São Paulo/SP - nos detalhes acima o posto de comando do motorista e o salão de passageiros.

(Fotos: Marco Brandemarte).

O trólebus protótipo CAIO/Mercedes-Benz/Eletra prefixo 4 1774 fornecido para o sistema de São Paulo/SP.

(Créditos na foto).

Um dos 78 trólebus CAIO/Mercedes-Benz/Eletra fornecidos para o sistema de São Paulo/SP.

(Foto: Marco Brandemarte).

O trólebus articulado CAIO/Mercedes-Benz/Eletra prefixo 8160 fornecido para o Corredor ABD da Região Metropolitana de São Paulo/SP.

(Créditos na foto).

Um dos 99 trólebus CAIO/Scania/Eletra de três eixos fornecidos para o sistema de trólebus de São Paulo/SP.

(Foto: Marco Brandemarte).

1272.jpg

O modelo urbano CAIO Millennium BRT foi o escolhido para os 99 trólebus sobre chassi Scania de três eixos fornecidos para o sistema de trólebus de São Paulo/SP.

(Acervo CAIO).

O modelo urbano CAIO Millennium BRT sobre chassi articulado Mercedes-Benz. Foram fornecidas 20 unidades para o Corredor ABD Paulista entre 2012 e 2013.

(Acervo CAIO).

Um dos 10 trólebus CAIO/MAN-Volkswagwn/Eletra fornecidos para o sistema de trólebus de São Paulo/SP.

(Foto: Marco Brandemarte).

O modelo urbano CAIO Apache VIP reestilizado em 2012.

(Acervo CAIO).

O modelo rodoviário CAIO Solar reestilizado em 2013.

(Acervo CAIO).

O modelo urbano CAIO Apache Vip IV lançado em 2014 na Fetrasrio.

(Acervo CAIO).

O modelo CAIO micro FOZ executivo 2013.

(Acervo CAIO).

O modelo urbano CAIO Millannium IV sobre chassi Volkswagen.

(Acervo CAIO).

Em 2015 é inaugurada a nova planta industrial de Barra Bonita, no interior de São Paulo. Neste ano ocorre ainda o lançamento do modelo Solar 3400 (para fretamento, turismo e serviço rodoviário de média e longa distância), com sanitário, wi-fi e ar condicionado como itens opcionais. É lançado também o modelo Mondego II (segunda geração do urbano dedicado à exportação, com para-brisas menores e opção de versões de menor porte). Por fim a CAIO é escolhida pela Eletra para encarroçar seu modelo "DualBus": um ônibus super-articulado com chassi Mercedes-Benz O500UDA que pode operar nos modos híbrido, trólebus ou elétrico a baterias (prefixo 8401 - corredor ABD).

Em 2016 a CAIO fornece 10 trólebus articulados com carroceria Millennium BRT sobre chassi Mercedes-Benz O500UA (prefixos 8181 a 8190) para o corredor ABD.

Um dos 10 trólebus articulados fornecidos em 2016 ao Corredor ABD com carroceria urbana CAIO Millennium BRT sobre chassi Marcedes-Benz O500UA.

(Créditos na foto).

< < < Anterior

O DualBus Eletra com carroceria CAIO Millennium sobre chassi Mercedes-Benz O500UDA.

(Acervo Eletra).

Próxima > > >

bottom of page