eMOBbr
Portal eMOBbr: Notícias Relevantes da
Eletromobilidade Brasileira
> Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba:
Duas linhas de ônibus de Curitiba já receberam os novos ônibus 100% elétricos da Prefeitura, dando início à eletromobilidade no transporte coletivo da capital. A frota conta com sete veículos – seis nas linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde.
Os ônibus elétricos são os primeiros da frota de Curitiba com ar-condicionado, para melhor conforto térmico dos passageiros. Têm piso baixo para melhor embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e ainda contam com entradas USB para recarga de celulares e sistema de anúncio de fechamento das portas.
Os veículos em funcionamento são das marcas BYD e Volvo, e cada um evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.
Além dos sete elétricos já entregues, a Prefeitura de Curitiba vai comprar mais 54 veículos com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, com previsão para entrar em funcionamento em 2025.
Os veículos, articulados, devem circular nas linhas novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). Os recursos previstos no PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos veículos elétricos. Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões.
Interbairros I: os seis ônibus da linha Interbairros I são do modelo D9W, da marca BYD, e têm 13,2 metros, com capacidade para 90 passageiros e autonomia de 250 quilômetros. Os veículos estão em operação desde 15 de julho. As linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) transportam cerca de 2,5 mil passageiros por dia e percorrem 14 bairros, em trajeto de cerca de 20 quilômetros e 75 minutos. Elas passam pelos bairros Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Bigorrilho, Batel, Água Verde, Rebouças, Parolin, Prado Velho, Jardim Botânico, Alto da XV, Hugo Lange, Alto da Glória e Juvevê.
Água Verde: com extensão de 13.584 metros (ida e volta) ligando o bairro Água Verde à Praça Tiradentes, a linha 863-Água Verde atende a 900 passageiros em dias úteis. Desde setembro, um ônibus elétrico do modelo Volvo BZL está circulando na linha, com capacidade para 85 passageiros e extensão de 12,6 metros.
Meta de descarbonização: o projeto de descarbonização da frota está alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba) e é considerado referência no país por unir um amplo programa de testes da tecnologia a um novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará a matriz energética não poluente. “Desde 2018 estamos trabalhando no projeto de introdução de veículos elétricos no transporte coletivo. Agora, a eletromobilidade torna-se real para a população que utiliza o transporte coletivo da cidade. Os usuários terão um meio de deslocamento não poluente, sem ruído e com conforto”, afirmou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. A meta é que, até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050.
Sem aumento na tarifa: mesmo com a implantação de uma nova tecnologia no transporte coletivo, a tarifa não teve aumento. Como a aquisição de veículos elétricos não estava prevista no atual contrato de concessão, foi firmado um aditivo, que estabelece as normas para a aquisição, compra e suprimento de energia. A operação dos elétricos será computada na tarifa técnica, mas de maneira segregada para acompanhamento mês a mês dos custos de manutenção, depreciação e amortização dos veículos. “O preço de entrada do veículo elétrico é maior, mas ao longo da vida útil, incluindo os custos de troca de bateria, o veículo movido a energia é mais barato que o movido a combustão”, acrescentou Maia Neto.
Imagens: Prefeitura Municipal de Curitiba
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
Quinta Feira, 5 de dezembro de 2024.
> Scania consolida sucesso na Fenatran 2024 com a venda do primeiro caminhão elétrico:
A Fenatran 2024, o 24º Salão Internacional do Transporte de Carga, foi palco de um marco histórico para a Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, com a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4x2 para a empresa Reiter Log.
O modelo, projetado para atender às demandas de mercado na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes, é ideal para curtas distâncias de até 200Km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional.
“Comprovamos com esta venda para a Reiter Log que a Scania está fazendo uma Fenatran histórica. O ano de 2024 vem sendo muito especial com recordes de vendas de caminhões. O elétrico chegou para oferecermos o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
“A Reiter Log é o nosso maior cliente de produtos sustentáveis no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades e agora entra para a nossa história comprando nosso primeiro elétrico cavalo mecânico.
Momento de celebrar um feito muito importante para a Reiter Log e seus clientes”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Agradecemos todo o apoio da Casa Scania Suvesa que atende muito bem a Reiter e merece esta celebração também. Tivemos outro momento de grandes negociações com a Reiter que fechou 100 caminhões aqui na Fenatran sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 dentre Super e Plus. Importante reforçar que já tínhamos importado dois elétricos semipesados da Suécia para a PepsiCo, que foram adquiridos para um período de testes a pedido do cliente no final de 2023”, complementa Nucci.
“Esse é mais um passo importante na jornada ESG da Reiter Log. Iniciamos a descarbonização da nossa frota em 2014, estamos investindo mais fortemente desde 2021 e, hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil. Mas não acreditamos numa única solução. Além dos caminhões 100% a gás, que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação. Por isso estamos investindo, e apostando, junto com a Scania, como grandes parceiros, nesse novo modelo”, avalia Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log.
Imagens: Scania Brasil
Fonte: Scania Brasil
Quinta Feira, 21 de novembro de 2024.
> Preocupação com fontes de geração de energia limpas são comuns na COP 29 e G20:
Durante a COP 29 realizada recentemente no Azerbaijão, Vander Costa, presidente da CNT Confederação Nacional dos Transportes, explicou que aumentar a frota de veículos elétricos sem parque de distribuição de energias renováveis aumentaria a necessidade de uso das usinas termelétricas.
“O Brasil tem a produção de energia mais limpa do mundo: 85% é renovável e 15% é fóssil. Aumentar o consumo de energia vai aumentar a necessidade de uso da energia fóssil. Antes, nós temos que aumentar o parque de energia limpa, o que está acontecendo com a eólica e a fotovoltaica e fazer a transmissão, porque isso está sendo gerado no Nordesre e consumido no Sudeste”, explica Costa.
Em contrapartida os presidentes dos Estados Unidos e Brasil devem anunciar hoje no G20, o qual está sendo realizado no Brasil, um mega acordo na área de energia limpa. Os dois assinarão documentos com intenções de adotar uma série de medidas para promoção de fontes de energia menos poluentes, em conformidade com a agenda climática, que é tema central do segundo e último dia de reunião de cúpula do G20.
Este acordo vem sendo gestado ao longo de todo ano, com previsão de lançamento justamente no fechamento da presidência temporária brasileira do G20.
Confira abaixo as diretrizes para colaboração bilateral:
1-Cadeias de Produção de Energia Limpa: Trabalhar juntos para desenvolver políticas que mobilizem o investimento privado para diversificar cadeias de produção globais, promovendo a energia limpa;
2. Mercados de Carbono de Alta Integridade: Fortalecer os mercados de carbono, garantindo que sejam utilizados de maneira eficiente para mitigar as mudanças climáticas;
3. Finanças da Natureza e da Biodiversidade: Desenvolver soluções inovadoras para a conservação e restauração da natureza e da biodiversidade;
4. Fundos Climáticos Multilaterais: Melhorar o acesso a financiamentos para mercados emergentes e países em desenvolvimento, mobilizando finanças dos setores público e privado.
Acesse a Declaração conjunta sobre a Parceria sobre o Clima do Ministério da Fazenda e do Tesouro dos Estados Unidos da América para maior detalhamento das diretrizes.
Imagem: Rádio Itatiaia
Fonte: Rádio Itatiaia / CNN Brasil / Agência GOV
Terça Feira, 19 de novembro de 2024.
> Empresas Randon fornecem exclusivo semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica:
Em linha com as tendências mundiais, as Empresas Randon fornecem um exclusivo semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica, a solução Hybrid R.
A novidade resulta do sistema chamado e-Sys, desenvolvido em sinergia com Suspensys e Centro Tecnológico Randon (CTR). Conforme o tipo de carga e a condição da estrada, a inovação resulta em economia de combustível que pode chegar a 25%.
O sistema e-Sys, que equipa o semirreboque da Randon Implementos, opera a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico da WEG (acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim). Este conjunto, gerenciado por um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, permite ao implemento aliviar o esforço sobre cavalo-mecânico em certas situações, como nas subidas, o que resulta em economia de combustível. Nas frenagens e desacelerações, o motor passa a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico da própria carreta. Com isso, o conjunto caminhão/carreta ganha eficiência e maior agilidade, com menor desgaste do conjunto de freio e com menor consumo de combustível. Uma outra opção também é equipar o semirreboque com painéis solares (vide foto abaixo), os quais fornecem energia tanto para as baterias que alimentam o motor quanto para equipamentos auxiliares: por exemplo o sistema de refrigeração para carretas frigoríficas.
Imagens: acervo autoindustria.com / Randon
Terça Feira, 12 de novembro de 2024.
> Ônibus elétrico Mercedes-Benz/Caio/Eletra participa da Edição 2024 da Virada Sustentável de Porto Alegre:
Um ônibus elétrico a bateria Mercedes-Benz/Caio/Eletra foi convidado a participar da Virada Sustentável de Porto Alegre/RS. O ônibus pertence à empresa Sudeste Transportes Coletivos.
O evento aconteceu entre os dias 04 e 11 de novembro de 2024, envolvendo a articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.
Conheça mais em https://www.viradasustentavel.org.br/cidade/porto-alegre
Imagem: Eletra
Segunda Feira, 11 de novembro de 2024.