top of page

 eMOBbr 

​​

Portal eMOBbr: Notícias Relevantes da​​

Eletromobilidade Brasileira


 

> Marco Brandemarte conquista seu Registro Profissional de Repórter Fotográfico:

Marco Brandemarte, criador e administrador do site "Trólebus & Veículos Elétricos Brasileiros" conquistou em julho de 2025 o Registro Profissional de Repórter Fotográfico, frente a sua experiência comprovada em tempo de atividade e registros fotográficos.

Também não é pra menos: desde os seis anos de idade tinha por hábito fotografar meios de transporte. Época em que as câmeras utilizavam filmes fotográficos: era necessário revelar as fotos em casas especializadas para ver o resultado do trabalho. Era normal que a foto "queimasse" ou saísse muito branca ou escura ou ainda o filme se soltar dentro da câmera e não sair foto nenhuma.

"Hoje podemos nos dar ao luxo de tirar cinco ou dez fotos de um único motivo e saber na hora se a foto ficou boa ou não. Antigamente tanto o filme quanto a revelação eram caros. Tempos difíceis mas que deixam saudades..." revela Marco.

01

02

03

"Em dezembro de 2024 estive na garagem de trólebus da Ambiental Transportes em São Paulo para fotografar os veículos. Na situação atual em que o sistema corre mais uma vez o risco de desaparecer por pura vontade política decidi fazer estes registros para a posteridade. Mas hoje é muito fácil: basta um celular e pronto. Pode tirar foto à vontade e depois selecionar as melhores. E ainda temos o privilégio de editar suas cores e formato", relata Marco.

Ao longo de sua vida Marco fotografou por exemplo os trens de Campos do Jordão, o monotrilho de Poços de Caldas (vide foto 01 acima), trens da Rede Ferroviária e Fepasa (vide fotos 02 e 03 acima) e aviões antigos na Academia de Força Aérea de Pirassununga. Isso sem falar nos trólebus de Araraquara, Ribeirão Preto e outros que não existem mais, os quais estão documentados neste site ou em livros do autor.

"Graças a este trabalho foi possível a conquista do meu Registro Profissional, apesar de não ser formado na área jornalística" enfatiza Marco.

Quer saber como obter um registro profissional em determinada área? Acesse o site do Sistema de Registro Profissional - SIRPWEB para maiores informações: https://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam.

 

 

 

 

 

> Eventos Pró-Trólebus na cidade de São Paulo reforçam preocupação com a desativação do sistema:

* Seminário “Trólebus: a resposta contemporânea para o futuro da mobilidade”

No dia 14 de agosto de 2025 o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - SEESP realizou o seminário “Trólebus: a resposta contemporânea para o futuro da mobilidade”, em sua sede, na capital paulista. A atividade teve patrocínio da Next Mobilidade e Eletra, dos Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea/Crea) e Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, além dos Portais da Mobilidade e Nosso Transporte Público, do Diário do Transporte e dos grupos Defesa do Trólebus e Expominis.

Seminário “Trólebus: A Resposta Contemporânea para o Futuro da Mobilidade” no SEESP

(Acervo SEESP).

 

Ao se resgatar a história do modal, foi realizada uma homenagem ao engenheiro Antonio Vicente Albuquerque de Souza e Silva (1939-2025), ícone do setor de transporte público elétrico do Brasil, considerado o “pai do trólebus brasileiro”.

O primeiro painel técnico da atividade colocou em pauta o panorama atual da mobilidade, com as exposições de Arnd Bätzner, especialista internacional em mobilidade pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP); Edson Ribeiro, diretor técnico da Iluminatti Tecnologia; José Antonio Nascimento, consultor em mobilidade elétrica e sustentável; e Jorge Françozo de Moraes, consultor especialista em trólebus.

 

Ao discorrer sobre tecnologias de tração elétrica, Iêda Maria Oliveira (diretora da Associação Brasileira do Veículo Elétrico-ABVE e da Eletra) frisou que há uma diversidade delas e “não existe uma única solução”. O que é necessário, de acordo com ela, é entender qual a melhor fonte de energia para o sistema na região em que será feita a implantação da rede. Sua fala abriu o segundo painel técnico do evento, que abordou o futuro da mobilidade elétrica.

 

Com a maior linha de ônibus elétricos disponíveis na América Latina, ela observou que as tecnologias são 100% nacionais, com exceção das células, e que a solução mais econômica é fazer a recarga na rede, caso do E-trol. Assim, destacou: “Trólebus é simplesmente uma solução revolucionária.”

 

Segundo sua preleção, a adoção da alternativa poderia “zerar emissões de 14 mil ônibus da cidade de São Paulo, o que equivaleria a retirar 2,2 milhões de automóveis de circulação. Um ônibus elétrico deixa de emitir 101 toneladas de CO2 por ano, o correspondente a um parque com 6.464 árvores”.

 

Já Flaminio Fischmann, consultor responsável pelo novo BRT da região do ABC, que operará com o E-trol, apresentou o projeto aos presentes, que conectará São Bernardo, Santo André e São Caetano ao metrô de São Paulo.

Fechando o segundo painel técnico, Valter Knihs, diretor de engenharia e industrial da WEG, salientou as inovações na área, com evolução de materiais e também da engenharia de projetos. “Estamos numa transição muito forte de materiais, com a revolução dos semicondutores”, pontuou ele, que foi homenageado em 2024 com o prêmio Personalidade da Tecnologia em Energia Renovável pelo SEESP.

 

Todos fizeram questão de homenagear Antonio Vicente em suas falas. O engenheiro Adriano Murgel Branco (1931-2018), responsável pela modernização do sistema de trólebus em São Paulo, também foi lembrado. Por vídeo, Francisco Christovam, diretor executivo (CEO) da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), homenageou ambos, ressaltando sua trajetória.

O encerramento coube a Edilson Reis, diretor do SEESP e membro do Conselho Assessor de Transportes e Mobilidade do Conselho Tecnológico da entidade, juntamente com seu colega, o consultor em eletromobilidade Roberto Berkes, que é também membro desse comitê do sindicato, além do Conselho Assessor de Energia. Também participou Marcos Galesi, técnico em transportes, jornalista e colunista do portal Nosso Transporte Público e Trólebus Brasileiros, além de curador da Expominis.

 

Como resultado do seminário, Berkes informou que será produzido um documento para encaminhamento à Prefeitura Municipal de São Paulo pedindo que “reconsidere [a pretensão] de eliminar o trólebus da matriz de transporte”.

Acompanhe a íntegra da matéria em: https://www.seesp.org.br/site/comunicacao/noticias/item/23448-evento-no-seesp-coloca-em-pauta-importancia-do-trolebus-e-futuro-da-mobilidade-eletrica-no-brasil

* Passeio de Trólebus na cidade de São Paulo em 17/08/2025:

No dia 17 de agosto de 2025 ocorreu em São Paulo um Passeio de Trólebus pela linha 408A Machado de Assis Cardoso de Almeida. Esta linha que foi a primeira a operar com trólebus em São Paulo e também no Brasil em 1949 corre o risco de ter o serviço de trólebus extinto.

 

Não é novidade que o Prefeito atual da cidade Ricardo Nunes já declarou que quer acabar com os trólebus, por considerá-los velhos, antigos e problemáticos. Até a Ambiental Transportes, atual operadora de trólebus na capital, solicitou recentemente a retirada dos veículos da linha, para que opere apenas com ônibus a bateria.

Diante disso entidades, defensores e profissionais do setor organizaram este evento como forma de chamar a atenção da população para a causa.

Jorge Françozo e Marcos Galesi discursam no Passeio de Trólebus no dia 17/08/2025 na cidade de São Paulo.

(Acervo Marcos Galesi).

(Acervo Marcos Galesi).

De acordo com os historiadores e defensores dos trólebus no Brasil Marcos Galesi e Marco Brandemarte "abandonar o trólebus é andar na contramão do futuro. Desmontar um sistema elétrico consolidado, eficiente e sustentável seria um erro com consequências ambientais, sociais e políticas irreversíveis. Isso sem falar no montante de dinheiro público investido ao longo de seus mais de 76 anos que seriam literalmente jogados no lixo."

​"É preciso que a população conheça essa história, pois o conhecimento é a maior arma contra a desinformação e os desmandos do poder público" ressalta Galesi.

"Queira ou não, o trólebus é patrimônio da cidade de São Paulo. São mais de 70 anos de história, e ele precisa ser preservado, valorizado e fortalecido como símbolo de uma cidade que respeita seu passado e se preocupa com o futuro,” conclui Marcos Galesi.

 

 

 

 

 

 

 

 

> Marco Brandemarte e Marcos Galesi marcam presença no Mobilidade Estadão:

​​

​​

No dia 03/07/2025 Marco Brandemarte (administrator deste site) e Marcos Galesi (jornalista e especialista em transportes) tiveram importante artigo publicado no caderno "Mobilidade Urbana" do Jornal "O Estadão".

Entitulado "Trólebus ao redor do mundo não é coisa do passado" o artigo apresenta um breve histórico do sistema de trólebus na cidade de São Paulo seguido de seus altos e baixos - incluindo a "vontade" do Prefeito Ricardo Nunes em se acabar com o sistema - e culminando com a conclusão de que abandonar o trólebus é andar na contramão do futuro. Desmontar um sistema elétrico consolidado, eficiente e sustentável seria um erro com consequências ambientais, sociais e políticas irreversíveis. Isso sem falar no montante de dinheiro público investido ao longo de seus mais de 76 anos que seriam literalmente jogados no lixo.

Segunda Feira, 18 de agosto de 2025.

 

 

Acompanhe a íntegra do artigo em: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/trolebus-ao-redor-do-mundo-nao-e-coisa-do-passado/

Imagem: Portal Estadão Mobilidade Urbana

Sexta Feira, 4 de julho de 2025.

 

 

 

 

 

> Caio marca presença no C-MOVE Brasília 2025 com exposição de ônibus elétricos:

Nos dias 19 e 20 de março de 2025 a Caio, encarroçadora líder de ônibus urbanos no Brasil, incluindo modelos elétricos, esteve presente no C-Move - Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, realizado em Brasília (DF).

Aliada a soluções sustentáveis e reconhecida pela customização e adaptação de carrocerias para diferentes tipos de propulsão, a Caio deve expor o seu sofisticado eMillennium, modelo específico para eletrificação. O ônibus é encarroçado sobre chassi Scania, com 15 metros de comprimento, sistema de tração integrado da Eletra, baterias WEG e capacidade total para 95 passageiros.

 

Além da exposição do veículo, a encarroçadora participou também da roda de conversa “Impacto das Políticas de Descarbonização no Setor Automotivo”, representada pela gerente de mobilidade sustentável, Eliana Alves.

1273.png

O evento tem como objetivo colocar a mobilidade elétrica no centro das discussões nacionais, abordando temas cruciais como políticas públicas, infraestrutura e tecnologia relacionadas à mobilidade híbrida e elétrica.
 

Há mais de 79 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte.

 

Imagem: Divulgação Caio

Fonte: Caio

Quarta Feira, 2 de abril de 2025.





<<< Mais Recentes



 

bottom of page