O Site "Trólebus Brasileiros" presta esta singela homenagem aos seguintes profissionais pesquisadores e historiadores de transportes, os quais representam fonte constante de inspiração, além de seus sites e artigos constituírem a base de construção desta página:
Jorge Françozo de Moraes é pesquisador e historiador dos sistemas de trólebus no Brasil e no mundo. Trabalhou na CMTC e Eletropaulo, atualmente é colaborador do Consórcio ViaAérea.
Membro atuante da UITP América Latina, coleciona em seu currículo dezenas de projetos e atuações relacionados à área de transportes públicos, além de ser um dos fundadores e atual presidente do "Movimento Respira São Paulo".
Seu artigo "Trólebus - As Fases de Implantação do Sistema no Brasil" (Revista dos Transportes Públicos ANTP) foi a base para a construção de todo o site "Trólebus Brasileiros".
Emídio Gardé viveu em Paredes (Portugal), com formações em Engenharia Eletrotécnica, Física e Engenharia Térmica Industrial.
Membro da APETc - Associação Portuguesa dos Entusiastas por Troleicarros, deixou parte de seu trabalho de pesquisador e historiador sobre transportes em sua página “Trolleybus Troleicarros / Troleibus” (ehgarde.planetaclix.pt/trolleybus/troleis.htm).
Emídio Gardé faleceu em 10 de novembro de 2012.
Allen Morrisson foi um dos mais importantes estudiosos e divulgadores do transporte elétrico urbano em todo o mundo. Professor da Universidade de Columbia nos EUA, escreveu três livros de enorme importância para a preservação da história dos bondes na América Latina.
A sua página “Transporte Elétrico na América Latina” (tramz.com) é uma fonte permanente de consulta para entusiastas e profissionais que desejam aprender sobre o transporte elétrico nos países de língua luso-espanhola.
Allen Morrison faleceu em 6 de janeiro de 2019, aos oitenta e quatro anos, na cidade de Nova York (EUA).