top of page

O Consórcio Metra foi a primeira empresa em regime de concessão de transporte do Governo do Estado de São Paulo, iniciando suas atividades em 1997. Atuou no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na Extensão Diadema-Brooklin, ligando as zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo.

A  empresa  operou  em 45  km  de corredores, sendo 33 km no trecho São Mateus-Jabaquara e 12 km no trecho Diadema-Brooklin, abrangendo as cidades de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, com uma frota de ônibus elétricos, híbridos, diesel e trólebus.

Com uma frota de cerca de 270 ônibus, rodando mais de 1,5 milhão de km por mês, a Metra chegou ao total de mais de 110 mil viagens/mês; administrando 09 Terminais Metropolitanos e 110 paradas ao longo do corredor. Também foi responsável por toda a manutenção dos veículos, corredores, linhas áreas, canteiros de flores, árvores e sinalização dos trajetos.


Dados de setembro/2020 - http://www.metra.com.br/nossa-historia/

Em 2021 após renovação do contrato de concessão do corredor a empresa Next Mobilidade assume a operação do transporte no lugar do consórcio Metra.

328.jpg

Vista aérea da garagem da Metra, em São Bernardo do Campo/SP.

(Fonte: acervo Metra).

metra-garagem.png

Garagem da Metra - galpão de manutenção.

(Fonte:     https://onibusbrasil.com/wesleysouza/3394072?context

=prefix).

metra-linhas2020.png

Linhas operadas pela Metra.

(Fonte: http://www.metra.com.br/ - setembro/2020).

metra-mapa-corredor-abd.png

Corredor Metropolitano ABD - clique na imagem acima para ampliar.

(Fonte: http://www.metra.com.br/ - setembro/2020).

- Frota de Veículos

- Galeria de Fotos

bottom of page