O sistema de transporte por trólebus foi inaugurado na cidade de Rio Claro - SP em 1.986. Os veículos, num total de dez, foram adquiridos de segunda mão, vindos do sistema de São Paulo. Possuíam carroceria construída pela CMTC, chassi GMC-ODC e equipamento elétrico Siemens. Até 1.992, cinco destes trólebus foram reconstruídos, com a recuperação das carrocerias e dos motores Siemens, além da adaptação de equipamentos Villares, do tipo eletropneumático.
A construção e manutenção da rede elétrica e subestações ficou a cargo da CESP - Companhia Energética de São Paulo, totalizando 17,5 km de rede. Sua desativação ocorreu em 1.993, após a privatização do sistema de transportes da cidade.
Trólebus com carroceria padrão CMTC, em 1.986. Após a reforma, foram feitas modificações nas partes frontal, traseira e também no teto.
(Fonte: http://fotolog.terra.com.br/trolefolia:50).
Trólebus com carroceria padrão CMTC, em 1.992
(Fonte: http://fotolog.terra.com.br/trolefolia:51).
Reportagem sobre o sistema de trólebus de Rio Claro.
Clique na imagem acima para ampliar.
(Fonte: Revista "Transporte Moderno" - nr. 269 - junho 1986).
Reportagem sobre o sistema de trólebus de Rio Claro.
Clique na imagem acima para ampliar.
(Fonte: Revista "Transporte Moderno" - nr. 290 - março 1988).
Fonte de Pesquisa:
- “Revista dos Transportes Públicos” (ano 19, 1.996, 4° trimestre), publicado pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos: artigo “Trólebus – As Fases da Implantação do Sistema no Brasil”, de autoria de Jorge Françozo de Moraes.