Lançado em 2022 pela Eletra, empresa brasileira que produz tecnologia para ônibus elétricos e trólebus com sede em São Bernardo do Campo no ABC Paulista, o E-Trol representa a esperança para que trólebus não desepareça por completo no Brasil.
O E-Trol pode operar uma parte do trajeto conectado à fiação área e em outra parte utilizando o banco de baterias como fonte de energia. Além de fornecer energia para a tração, a rede aérea pode carregar o banco de baterias também, o qual pode ser de menor tamanho e maior autonomia, o que resulta em um ônibus mais leve e com mais espaço para os passageiros.
O modelo tem ganhado cada vez mais destaque a medida que avança a construção do sistema de BRT-ABC, um conjunto de corredores para ônibus elétricos que vai ligar São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, no ABC Paulista, aos terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona sudeste da cidade de São Paulo. De acordo com o projeto inicial o trajeto de 17,3 km terá 82 ônibus deste tipo à disposição.
E você? O que acha do assunto? Interaja conosco. Deixe sua opinião.
Olá, Marco. Muito bom esse texto no blog. Acho que é um espaço importante para a discussão e disseminação de ideias. Aproveito para sugerir um texto mostrando as possibilidades para os trólebus na cidade de São Paulo atualmente. Abraços.
Boa noite. Está no ar o Blog Trólebus & Ônibus Elétricos Brasileiros.