Trólebus & Veículos Elétricos Brasileiros:
Ônibus Elétricos em Porto Alegre/RS
Em 2024 a Prefeitura da cidade de Porto Alegre iniciou a operação de 12 ônibus elétricos a bateria. Em virtude dos resultados operacionais positivos está prevista a ampliação da frota com a aquisição de 100 novos veículos, sendo 70 articulados e 30 do tipo padron. A previsão é que os primeiros coletivos do lote comecem a chegar em 2026.
A ideia é expandir as regiões de circulação dos veículos trabalhando com os principais eixos da cidade, como a Terceira Perimetral, Bento Gonçalves, Protásio Alves e Assis Brasil.
De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura destes 12 meses iniciais de operação das 3 linhas que operam somente com estes veículos foram realizadas 71.819 viagens, percorrendo um total de 656.982 quilômetros e transportando 1.240.375 passageiros. As linhas são as seguintes: E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos.
Tal operação gerou uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão em combustível apenas com o funcionamento dessa mobilidade. Entre 19 de agosto de 2024 e 18 de agosto de 2025, a substituição do diesel evitou a emissão de 874,02 toneladas de gases poluentes, o equivalente à queima de 263.276 litros de combustível fóssil. Com a nova frota a caminho, a redução das emissões nocivas por ano pode chegar a mais de 8 mil toneladas.
O plano integra o Programa Mais Transporte, criado para qualificar o serviço prestado aos usuários. Na operação de eletrificação, a prefeitura atua em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a CEEE Equatorial para viabilizar o uso de energia limpa nos coletivos. Além disso, o projeto participa do Acoplamento de Setores e Economia Verde (AcoplaRE), uma cooperação técnica com o governo da Alemanha, em conjunto com os Ministérios das Cidades, de Minas e Energia e da Ciência e Tecnologia brasileira, voltada ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para transporte urbano.
Entre os destaques dos ônibus elétricos estão um ambiente mais silencioso, Wi-Fi gratuito e carregamento de celulares a bordo. O modelo ainda oferece o benefício da gratuidade, em que os usuários do Cartão TRI têm direito à segunda passagem sem custo, caso embarquem em uma linha diferente até 30 minutos após sair do veículo. O benefício é concedido automaticamente, sem desconto do saldo do cartão.

Um dos 8 ônibus elétricos Marcopolo Attivi adquiridos em 2024 pela Prefeitura de Porto Alegre.
(Fonte: Jornal "Correio do Povo").
Equipamentos de tração no compartimento traseiro do ônibus elétrico CAIO / Mercedes- Benz / Eletra adquirido em 2024 pela Prefeitura de Porto Alegre.
(Divulgação Prefeitura Porto Alegre).

Um dos 4 ônibus elétricos CAIO / Mercedes- Benz / Eletra adquiridos em 2024 pela Prefeitura de Porto Alegre.
(Fonte: acervo Eletra).
Procedimento para iniciar a operação do ônibus elétrico CAIO / Mercedes- Benz / Eletra adquirido em 2024 pela Prefeitura de Porto Alegre.
(Divulgação Prefeitura Porto Alegre).
Em setembro de 2025 foi entregue o primeiro ônibus elétrico superarticulado de 21,5 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros. O modelo foi exposto à população da cidade para conhecer seus detalhes.
O veículo conta com piso baixo e rampa e possui tecnologia totalmente nacional, produzido pela Eletra com chassi Mercedes-Benz, carroceria CAIO e motor WEG. As baterias de Íon-Lítio-Fosfato da nova geração, apresentam autonomia de 250 km, com recarga completa em apenas quatro horas. O modelo possui ainda ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, acessibilidade universal (com espaço para uma cadeira de rodas), vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol e suspensão pneumática.
O lote inicial será de quatro ônibus superaticulados deste modelo, que atende aos critérios do chamamento público lançado em 2023 pela SMMU, dentro do Programa Mais Transporte, que busca modernizar a mobilidade urbana e aprimorar o serviço aos clientes do transporte coletivo de Porto Alegre.

O modelo superarticulado de ônibus elétrico apresentado em setembro de 2025 produzido pela Eletra, com chassi Mercedes-Benz, carroceria CAIO e motor WEG.
(Fonte: acervo Eletra).