A marca Mercedes-Benz pertence ao grupo Daimler AG, criada em 1924, resultado de uma fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. Criada em 1871, a Benz & Cia foi a maior empresa criada pelo alemão Karl Benz. A Daimler foi fundada por Gottlieb Daimler e pelo seu parceiro Wilhelm Maybach em 1890.
Trólebus Brasileiro:
Fabricantes: Mercedes-Benz do Brasil S/A

Inaugurada em 1956 a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) foi o ponto de partida da atuação da empresa no país. Trata-se da maior planta da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus, cabinas e agregados, como motores, câmbios e eixos.
Sua atuação nos sistemas de trólebus brasileiros teve início no final da década de 1970 quando a empresa trouxe da Alemanha um trólebus monobloco O-305 com eletrônica Siemens/BBC. Este veículo sofreu algumas adaptações no Brasil pelas subsidiárias da BBC e Siemens, para testes no programa Sistrans da cidade de São Paulo/SP. Entretanto tal veículo foi posteriormente devolvido ao seu país de origem.
Trólebus Mercedes-Benz / BBC / Siemens, em testes na Alemanha.
(Fonte: http://www.toffobus.com.br/fotos_grandes.php?maior=3511&cat=20).
Em 1985 diante do interesse em se fabricar trólebus no Brasil a marca realiza testes dinâmicos num modelo O370UP diesel a fim de analisar sua aerodinâmica e o comportamento do sistema coletor de corrente do veículo.
Sendo assim entre 1986 e 1988 fornece para o sistema de Araraquara/SP três protótipos de trólebus monobloco adaptados a partir do modelo urbano O-371, de grande sucesso em nosso mercado. Estes possuíam eletrônica e motor fabricados pela Villares.
Em 1997 forneceu chassis modelo O-400 UP para os novos trólebus da Viação Santo Amaro (São Paulo-SP), com carroceria Neobus Mega e eletrônica Gevisa.

Revista Transporte Moderno dez/1985


O ônibus O370 com alavancas simulando um trólebus.
(Créditos nas fotos).

Um dos três protótipos do trólebus monobloco O-371 TR, fabricado para o sistema de Araraquara (SP).
(Créditos na foto).

Trólebus Mercedes-Benz/Neobus/Gevisa, fabricado para a Viação Santo Amaro, de São Paulo (SP), em 1.997.
(Créditos na foto).
Em 2003 forneceu um chassi O-500 U para o consórcio Metra, de São Bernardo do Campo, equipado inicialmente com controle de tração Eletra e motor Engesa, este último retirado dos antigos trólebus Cobrasma/Powertronics.
Entre 2008 e 2009 três trólebus de piso baixo foram encomendados pelo consórcio Metra, com chassi Mercedes-Benz, Carroceria Caio Millenium e sistema de tração Eletra, de corrente alternada.
Em 2011 foram fornecidos novos trólebus à Ambiental Trans (ex-Himalaia Transportes), de São Paulo, a fim de renovar a frota circulante na capital do estado. Estes possuem chassi Mercedes-Benz (O 500 U), carroceria Caio e eletrônica Eletra, corrente alternada. Foram produzidas 79 unidades, sendo o protótipo com carroceria Caio Millennium II e os demais com a carroceria Caio Millennium III.
Em 2012 o consórcio Metra recebe um novo trólebus articulado, com chassi Mercedes-Benz O500UA, carroceria Caio Millennium III e eletrônica Weg/Eletra, em corrente alternada.
Entre 2013 e 2016 o consórcio Metra recebe mais trinta unidades de trólebus articulados, com chassi Mercedes-Benz O500UA, carroceria Caio Millennium BRT e eletrônica Weg/Eletra, em corrente alternada.




Trólebus de piso baixo Mercedes-Benz / Busscar / Eletra - Metra.
(Font: http://www.railbuss.com.br/
onibus/galeria/displayimage.php?p
os=-13335).
Trólebus Mercedes-Benz/Caio/Eletra prefixo 7400 - Metra.
(Fonte: http://onibusbrasil.com/adam
obazani/12060/).
Trólebus Mercedes-Benz/Caio/Eletra prefixo 7401 - Metra.
(Fonte: https://onibusbrasil.com/
dalmopereiracosta/809290).
Trólebus Mercedes-Benz/Caio/Eletra prefixo 7402 - Metra.
(Créditos na foto).

Trólebus Mercedes-Benz/Caio/Eletra, entregue à Ambiental Trans, de São Paulo - SP (protótipo).
(Créditos na foto).

Trólebus Mercedes-Benz/Caio/Eletra, prefixo 8160.
(Fonte: créditos na foto).

Trólebus articulado com chassi Mercedes-Benz O500UA, carroceria Caio Millennium BRT e eletrônica Weg/Eletra - consórcio Metra-SP.
(Fonte: https://onibusbrasil.com/guilhermeestevan/5374974).
Em 2022 a Mercedes forneceu um chassi articulado O500UDA para o protótipo do "eTrol": um ônibus elétrico com características de trólebus e inédito sistema de recarga das baterias. O veículo tanto pode circular conectado à fiação aérea quanto utilizando a energia do banco de baterias. A rede aérea, por sua vez, recarrega as baterias durante a operação. Desta forma, o "eTrol" pode circular continuamente e sem contato externo por longos trechos do trajeto, dispensando a recarga nas garagens no final do dia. O sistema elétrico do "eTrol" também pode ser alimentado por recargas de oportunidade durante o percurso.

O protótipo "eTrol" na fábrica da Eletra em São Bernardo do Campo/SP: chassi superarticulado Mercedes-Benz com carroceria Caio e equipamentos elétricos WEG/Eletra.
(Fonte: acervo Eletra).
Em 2024 a Next Mobilidade de São Bernardo do Campo encomendou 10 novos trólebus articulados - prefixos 8600 a 8609, com carroceria CAIO Millennium, chassi Mercedes-Benz O500UDA e equipamentos elétricos WEG/Eletra.

Um dos 10 novos trólebus superarticulados entregues à Next do Corredor ABD, com chassi Mercedes-Benz O500UDA, carroceria CAIO Millennium e tração Eletra.
(Créditos na foto).