top of page

Trólebus & Ônibus Elétricos Brasileiros

> Artigos & Entrevistas

> Entrevista Emilio Sérgio Pechini 18-06-2021

Na sequencia de entrevistas do mês de junho de 2.021 conversamos hoje com Emilio Sérgio Pechini, criador do blog "Muito Bem TV!: Trólebus de Santos".

Confira mais detalhes abaixo:

 

1002.jpg

Emilio Sérgio Pechini.

(Foto: acervo pessoal)

TB: Emílio poderia em primeiro lugar se apresentar brevemente e na sequencia nos contar de onde surgiu esse interesse pelos trólebus?

 

EP: Meu nome é Emilio Sérgio Pechini, sou nascido em Santos (estado de São Paulo), tenho hoje 54 anos de idade. 

Técnico em eletrônica e depois, engenheiro eletricista, atualmente atuando no ramo de administração comercial e, como hobby, produzo videos e fotos, com destaque para trólebus, bondes e VLT.

Desde criança os ônibus me fascinam, e coincidentemente quando eu nasci, em janeiro de 1.967, foi a época em que começaram a circular de forma constante e numerosa as linhas mais movimentadas de trólebus de Santos, na avenida Conselheiro Nébias, onde morava. Lá, durante a infância e adolescência vivenciei mudanças de itinerários, de padrão de cores e também extinções.

TB: O trólebus em Santos já foi um dos principais meios de transporte público do município e hoje se resume a apenas uma linha turística. O que representa o trólebus pra cidade de Santos hoje?

 

EP: Hoje o trólebus representa um pedaço do passado não muito distante que continua vivo, mas infelizmente com uma condição de permanência precária. Há apenas uma linha, que conta com a alternância entre trólebus e ônibus comum à diesel, além de alguns poucos ônibus elétricos movidos à baterias.

Como os trólebus tiveram uma grande participação no transporte coletivo, estes ainda se encontram na memória das pessoas. Uma onda saudosista em Santos trouxe uma valorização de prédios e elementos históricos da cidade, tendo como exemplo, os bondes. Os trólebus, de certa forma encaixam-se nessa valorização. Reportagens em veículos de comunicação esporadicamente trazem à tona o tema "trólebus", o que afasta o fantasma da desativação, pelo menos momentaneamente.

Enquanto mantivermos viva a memória do trólebus, podemos dar a eles uma continuidade, e este é um dos meus objetivos a postar, de modo esporádico em meio a outros assuntos, fotos de trólebus em minhas redes sociais.

TB: É verdade que o trólebus tornou-se patrimônio do município?

 

EP: Sim, em uma gestão municipal anterior houve um empenho em se destacar o caráter histórico e turístico dos trólebus: a única linha (Circular 20 Praça Mauá - Praça da Independência) liga a área turística da região da orla até o centro histórico, o que poderia trazer turistas para a linha de bondes. Isso motivou a prefeitura  a incorporar os 6 trólebus Mafersa ao patrimônio público, ainda que sob a gestão e operação da concessionária.

TB: Existe algum plano de restauração do trólebus Fiat da época da CSTC que se encontra na Garagem de Bondes em Valongo?

EP: Existe a possibilidade de uma reforma e recuperação do trólebus Fiat. O passo inicial foi a transferência do "Fiat" da garagem da antiga CSTC para a garagem de bondes do Valongo. Lá tive a oportunidade de me aproximar do antigo trólebus e ver de perto seu estado precário, num encontro emocionado. 

Infelizmente com a pandemia, ainda não há nada de concreto, mesmo porque o investimento será bem alto, e será necessário alocar verbas públicas e até mesmo conseguir-se patrocínio privado.

1001.jpg
1000.jpg

Os trólebus Mafersa, os únicos restantes na cidade de Santos/SP, fazem parte do patrimônio do município.

(Foto: Emilio Sérgio Pechini)

O trólebus Fiat da época da CSTC, na antiga garagem de bondes no bairro de Valongo, aguardando reforma.

(Foto: Emilio Sérgio Pechini)

TB: Quais as perspectivas para o trólebus em Santos?

EP: As perspectivas são de manutenção do que há hoje, algumas mudanças deverão ocorrer com a implantação da segunda linha de VLT na Baixada Santista: desta vez o novo modal irá chegar ao centro da cidade, onde percorrerá trajetos atualmente ocupados pelos trólebus.

Será uma oportunidade de novas experiências, cruzamentos de redes aéreas de bondes, VLT, trólebus, sendo que pela primeira vez na cidade o VLT circulará não mais em vias segregadas, e sim, junto aos demais veículos, onde veremos os três modais elétricos se encontrando em alguns cruzamentos do Centro Histórico, algo inédito no Brasil.

Não há, no entanto, expectativa quanto a ampliação ou criação de linhas, já que atualmente a eletricidade em ônibus deverá ser apenas por baterias, com aquisição de novos ônibus elétricos não-trólebus.

Mas, como aprendemos pela História, não há uma resposta definitiva e o sonho da expansão dos trólebus de Santos pode, quem sabe, se realizar.

Links relacionados:

- Canal Youtube "Emilio Pechini": vídeos da cidade de Santos/SP, incluindo os trólebus santistas:

https://www.youtube.com/c/emiliopechini1967

- Blog "Muito Bem.TV": onde consta uma seção especial sobre os trólebus de Santos - ricamente detalhado com imagens e informações históricas:

http://muitobemtv.blogspot.com/

 

- E-mail de contato profissional para o assunto trólebus:

muitobem.tv@gmail.com

bottom of page