Trólebus & Veículos Elétricos Brasileiros:
Artigos & Entrevistas - Entrevista André Aquino 05/10/2021
Hoje em nossa entrevista conversamos com André Aquino, membro do Movimento Respira São Paulo, grande pesquisador dos sistemas de trólebus em todo o mundo, contribuindo para a disseminação do conteúdo na internet.
André possui dois canais de divulgação:
Pinterest: https://br.pinterest.com/aquinopresent/tr%C3%B3lebus/
YouTube: https://www.youtube.com/user/andredeaquino2008
Confira mais detalhes da entrevista abaixo:
TB: Como você ingressou no Movimento Respira São Paulo?
AAQ: Meu ingresso no Respira foi em 2006. Naquela época fazia parte da comunidade "Defesa do Trólebus" no Orkut. Foi lá que tive conhecimento das atuações do Movimento. Graças ao Marcos Galesi, que me convidou para participar das reuniões no Memorial do Imigrante, consegui ingressar no Movimento.
TB: Em sua opinião o trólebus tem futuro diante da evolução de outras tecnologias de transporte não-poluentes?
AAQ: Futuro, ao menos próximo, tem. Em muitos países eles continuam rodando, com novos carros e novas linhas. Com o aprimoramento das tecnologias para rodarem sem redes, creio que diminuirão. Apesar que atuamente as baterias possuem limitações na operação. Em São Paulo por exemplo os elétricos a bateria servem apenas para linhas em locais planos.
TB: Como está o trólebus no resto do mundo?
AAQ: Os trólebus no mundo, ao menos no leste europeu, estão em alta. A Holanda por exemplo possui uma cidade que, se não me engano, rodam apenas trólebus. A Solaris e a Skoda, além de outras que não me recordo, continuam fabricando os veículos. Na Europa ocidental porém não há muitos países com eles. Se não me engano tem na Áustria, França, Portugal e a Espanha voltou a ter em uma cidade. A capital norte-coreana está com trólebus novos fabricando no país. Montaram uma espécie de "Complexo Santa Rita" na cidade.
Abaixo um dos vídeos compartilhados recentemente pelo André, em suas pesquisas diárias: trata-se de um documentário da North Korea's Korean Central TV que mostra o líder supremo da Coréia do Norte Kim Jong-un inspecionando uma fábrica de trólebus em Pyongyang, em Janeiro de 2018.
TB: André muito obrigado por aceitar nosso convite. Em primeiro lugar gostaria que você se apresentasse e também que nos conte de onde surgiu seu interesse por meios de transporte.
AAQ: Meu nome é André Aquino, sou formado em jornalismo. Atuo também como intérprete e tradutor. Meu interesse por transportes veio desde criança. Naquela época minha família não tinha carro, então todas nossas locomoções eram feitas por transporte coletivo.
TB: De onde surgiu seu interesse por trólebus?
AAQ: Sou fã de trólebus desde a infância. Na época morava em uma travessa da Avenida Lins de Vasconscelos e os via passar, nas atuais linhas 4112 e 4113. Os ACF Brill eram os meus preferidos. Mais tarde, com a chegada da internet passei a pesquisar os sistemas de trólebus nacionais e estrangeiros.
André Aquino
(Acervo Pessoal)