top of page

Trólebus Brasileiro

> Os Sistemas Brasileiros

> Campinas (SP)

Em 1.985 a Prefeitura Municipal de Campinas, em parceria com a CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, inicia as obras do Corredor Trólebus, que ligaria o Centro da cidade ao Jardim Ouro Verde. A iniciativa visava a redução da emissão de poluentes e também otimizar o transporte coletivo, com veículos maiores e mais rápidos. Um protótipo chegou a ser construído, utilizando chassi Volvo B-10-M (6x2), carroceria Marcopolo e eletrônica Powertronics.

Em 1.987 com parte do corredor pronto, inaugurava-se também o Terminal Central, ponto inicial do Corredor Trólebus, que terminaria no Terminal Ouro Verde. Entretanto, no final das obras do terceiro trecho, rompeu-se a parceria CPFL x Prefeitura, permanecendo os postes fixados, porém sem uso.


Sendo assim, em 1.988 foi inaugurado o Terminal Ouro Verde, com um formato muito parecido com o Terminal Central, com estrutura para recebimento de fiação elétrica, porém com ônibus diesel operando no sistema.

716.jpg

Trecho de avenida em Campinas (SP), com os postes da rede aérea instalados, servindo hoje como suporte para iluminação.

(Fonte: https://onibusdecampinas.com.br/historia/anos-80/).

877.jpg

Detalhe da placa de construção do trecho III do programa Trólebus de Campinas (SP), datado de maio/1.988, o qual nunca foi concluído

(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=YmAlWkgtCz8).

bottom of page