top of page

Em 1985 a Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com a CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, inicia as obras do Corredor Trólebus que ligaria o Centro da cidade ao Jardim Ouro Verde. A iniciativa visava a redução da emissão de poluentes e também otimizar o transporte coletivo com veículos maiores e mais rápidos. Um protótipo chegou a ser construído utilizando-se chassi Volvo B-10-M (6x2) com carroceria Marcopolo e eletrônica Powertronics.

Em 1987 com parte do corredor pronto inaugurava-se também o Terminal Central, ponto inicial do Corredor Trólebus, que terminaria no Terminal Ouro Verde. Entretanto, no final das obras do terceiro trecho, rompeu-se a parceria CPFL x Prefeitura, permanecendo os postes fixados, porém sem uso.


Sendo assim, em 1988 foi inaugurado o Terminal Ouro Verde com um formato muito parecido com o Terminal Central, com estrutura para recebimento de fiação elétrica, porém com ônibus diesel operando no sistema.



Os Sistemas de Trólebus Brasileiros:
Campinas (SP)


 

716.jpg
877.jpg

Movimentação de ônibus diesel na Avenida João Jorge - trecho I do Corredor de Trólebus de Campinas. Nota-se que os abrigos e a faixa exclusiva dos trólebus ainda estavam em construção.

(Créditos na foto).

Trecho de avenida em Campinas (SP), com os postes da rede aérea instalados, servindo hoje como suporte para iluminação.

(Fonte: https://onibusdecampinas.com.br/historia/anos-80/).

Detalhe da placa de construção do trecho III do programa Trólebus de Campinas (SP), datado de maio/1988, o qual nunca foi concluído

(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=YmAlWkgtCz8).

01

02

03

O protótipo de trólebus a ser utilizado em Campinas possuía chassi Volvo B10M de 3 eixos, carroceria Marcopolo e equipamentos elétricos Powertronics.

Na foto 01 acima o protótipo em exibição na fábrica da Powertronics; nas fotos 02 e 03 o protótipo abandonado como sucata.

(Foto 01 - acervo Powertronics / Fotos 02 e 03 - créditos na foto).

 

VOLTAR

 

bottom of page